sexta-feira, 15 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIDADE NA SOCIEDADE DE CONSUMO


O Papel da publicidade na sociedade atual ( sociedade de consumo) é fundamental para influenciar nas atitudes das pessoas, no modo de ter e até mesmo  no modo de ser .
A Publicidade usa de artifícios argumentativos e simbólicos que conseguem convencer as pessoas de que elas realmente necessitam do que ela oferece para a melhorias na qualidade de vida, para alcançar um status elevado e aceitação na sociedade e até para o entretenimento e lazer no mundo moderno.
Porém algumas das questões essenciais em relação ao uso da publicidade são de caráter ético e ambiental, pois somente há pouco tempo se começou a discutir a respeito e definir os parâmetros para uma publicidade que não seja nociva ao público consumidor , na forma de que se evite uma propaganda enganosa, ou de produtos que sejam supérfluos e até tóxicos , além da responsabilidade ambiental, pois a publicidade incorreta acalora o consumo cada vez maior de produtos que podem degradar o ambiente direta ou indiretamente e é chegado o momento de se revisar a questão da sustentabilidade como forma de publicidade nas empresas, pois nem todas realmente desenvolvem essa política, passando apenas a imagem e não a ação propriamente dita.
A criação de várias marcas que se renovam sempre e faz com que a sociedade consuma cada vez mais de maneira acelerada, para satisfazer o ego e para sempre estar atualizada com as tendências, além de criar uma dependência de toda a sociedade por essas marcas, fazendo com que o que não é essencial para a vida se torne um verdadeiro acontecimento, sem o qual não se teria uma vida digna.
A publicidade , então, pode ser vista como uma espécie de Rei Midas para os produtos e serviços, faz tudo “virar ouro” para o consumidor e para as empresas também, podendo elevar os preços a um valor injusto , bem além do que realmente pode valer.
A nossa sociedade necessita de uma reeducação para saber perceber as estratégias de mercado que a publicidade usa, sabendo separar o que é essencial e o que não é, para que não se deixe contaminar por toda essa quantidade de marcas que são passadas a cada milésimo de segundo , e os atuantes na área de publicidade devem considerar todas as questões éticas e ambientais para que possam usa-las com responsabilidade e bom senso.

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